Páginas

Pesquisar no Blog

sábado, 11 de junho de 2011

O Universo - Segredos das Sondas Espaciais (History Channel)


Sinópse:

As sondas espaciais conseguirão encontrar no espaço uma nova Terra e fazer contato com vida extraterrestre? No século XXI, as sondas espaciais se dedicam a descobrir novos mundos e novas formas de vida, explorando os sóis e planetas distantes para detectar mundos semelhantes à Terra.

É apenas uma questão de tempo até que as sondas espaciais desvendem os segredos da vida extraterrestre e do próprio universo.

Sondas Espaciais

Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteróides ou cometas. Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, tirar fotografias e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima. As primeiras sondas para estudar outros astros foram lançadas no fim da década de 1950 pela extinta União Soviética e Estados Unidos, logo no início da exploração espacial, e que ajudaram muito a desvendar os mistérios do Universo. Recentemente, a União Européia, Japão, China e Índia também já lançaram suas sondas.

Tipos de Sondas

- Sobrevôo (flyby): sonda que passa próxima a um astro e o analisa com seus instrumentos;

- Orbitador (orbiter): sonda que entra em órbita de um astro, passando a funcionar como um satélite artificial do mesmo;
- Impacto: sonda que é colidida com um astro, fazendo análises durante a aproximação ou colisão com o mesmo;

- Aterrissadora (lander): sonda que pousa num astro analisando-o in loco, muitas vezes levando consigo uma sonda veicular;

- Veicular (rover): sonda com capacidade de locomoção para analisar uma área maior de um astro;

- Observatório: sonda com capacidade telescópica, que pode atuar em uma ou mais faixas do espectro eletromagnético, para efetuar observações astronômicas sem as distorções provocadas pela atmosfera terrestre.

Para ler mais sobre Sondas Espaciais clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página