Páginas

Pesquisar no Blog

domingo, 5 de junho de 2011

Energia Renovável - History Channel


Sinópse:

Neste início de século, existem duas coisas que se tornam cada vez mais óbvias para a população mundial: estamos terrivelmente dependentes do petróleo, que fica mais caro a cada dia que passa e o aquecimento global, provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Ambos irão ter um impacto na civilização de formas que só agora começamos a compreender. Para lutar contra estes dois enormes problemas, estão a surgir rapidamente novas tecnologias que aproveitam as energias renováveis. Iremos ver como o ar, a água, a terra e o fogo são transformados em fontes limpas e seguras de calor, electricidade e até combustível para automóveis. Iremos olhar com atenção para as fontes capazes e de maior fidelidade: solar, eólica, geotérmica, biocombustíveis e energia das marés. Desde o experimental até ao comprovado, as energias renováveis demonstram um enorme potencial, estando apenas à espera para serem exploradas a uma grande escala. E ao contrário dos combustíveis fósseis, nunca se esgotarão.

Energia Renovável

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

A energia do sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.

A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009, e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. No final de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha. Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW. O maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW. O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. O etanol combustível também é amplamente disponível nos Estados Unidos.

Para ler mais sobre Energia Renovável clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página