Páginas

Pesquisar no Blog

domingo, 5 de junho de 2011

A Crude Awakening The Oil Crash - Amargo Despertar: O Colapso do Petróleo

AVISO: Clique em CC para ativar a legenda em Português.
Sinópse:

Esqueçam o aquecimento global por instantes, há uma questão mais urgente para ser abordada, que está na raiz das emissões de CO2, mas suas consequências serão mais iminentes, de difícil adaptação imediata, e terão natureza conflitiva e potencial bastante destrutivo.

A apresentação do documentário acima ilustra o tema da 9ª Conferência Internacional sobre o Pico do Petróleo e Gás, que transcorre nesta semana de abril, em Bruxelas, para tratar do assunto mais preocupante sobre o futuro, neste início do século XXI. O evento é promovido pela ASPO - The Association for the Study of Peak Oil and Gas, uma rede de cientistas e pesquisadores reunidos para alertar a sociedade, sobre as consequências do problema energético, em virtude do esgotamento dos combustíveis fósseis, a partir do seu auge de produção.

O documentário situa a gravidade do tema; o estado atual da dependência de petróleo da humanidade; o impacto catastrófico que a retração da oferta de petróleo provocará na economia globalizada; as consequências para o futuro das cidades; o impacto sobre o modelo de segurança alimentar baseado em, agricultura mecanizada com baixo emprego de população ativa e em lugares distantes dos centros consumidores; o crescimento populacional em um cenário de estagnação e posterior contração da base produtiva, provocada pela limitação da oferta energética.

A conferência acontece no mesmo mês, em que François Fillon, primeiro ministro francês, anuncia no parlamento que, em 2009, a produção de petróleo atingiu o pico, "A produção agora só pode diminuir"; acontece uma semana após o diretor executivo da Agência Internacional de Energia(AIE), Nobuo Tanaka, alertar em fórum internacional que "A era do petróleo barato acabou".

Os trabalhos começarão no dia 27 até o dia 29. A conferência foi precedida por uma outra, a Conferência da ASPO no Parlamento Valão, realizada hoje, dia 26 de abril. No dia 3 de maio deverá acontecer a Conferência da ASPO no Parlamento Europeu. Esses dois eventos mostram o prestígio que a ASPO vem conquistando em importantes organismo de poder, seus alertas atingem cada vez mais os centros decisórios, falta a opinião pública compreender e tomar participação no rumo do futuro que lhe interessa.

Artigo publicado em 26 de abril de 2011 nesse site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página