Páginas

Pesquisar no Blog

domingo, 29 de maio de 2011

ZEITGEIST MOVEMENT - Guia de Orientação ao Ativista


Sinópse:

O sistema baseado no dinheiro foi desenvolvido há séculos. Todos os sistemas econômicos do planeta -- socialismo, comunismo, fascismo e até o pomposo sistema de livre iniciativa -- perpetuam estratificação social, elitismo, nacionalismo e racismo, principalmente baseado em disparidade econômica. Enquanto o sistema social usar dinheiro ou escambo, as pessoas e as nações buscarão manter-se economicamente competitivos ou, caso não puderem fazê-lo por meio do comércio, o farão através da intervenção militar. Ainda utilizamos os mesmos métodos antiquados.

Nosso sistema monetário vigente não é capaz de prover um alto padrão de vida para todos, nem pode assegurar a proteção do meio ambiente já que sua principal motivação é o lucro. Estratégias como o downsizing e a poluição deliberada aumentam a margem de lucro. Com o advendo da automação, da cibernetização, da inteligência artificial e do outsourcing, haverá um crescimento contínuo da substituição de pessoas por máquinas. Como resultado, um número menor de pessoas poderá comprar bens e serviços mesmo que nossa capacidade de produzir abundância continue a existir.

Nossos atuais sistemas políticos e econômicos antiquados são incapazes de aplicar os verdadeiros benefícios da tecnoligia inovadora de hoje para atingir o bem maior para todas as pessoas e superar as injustiças impostas sobre tantos. Nossa tecnologia está avançando rapidamente, porém nossos designs sociais permaneceram relativamente estáticos. Em outras palavras, a mudança cultural não acompanhou o ritmo da mudança tecnológica. Nós agora temos os meios para produzir bens e serviços em abundância para todos.

Infelizmente, hoje em dia a ciência e a tecnologia foram desviadas de alcançar o bem maior por razões de interesse próprio e ganho monetário através da obsolescência planejada, às vezes referia como a retenção consciente da eficiência. Por exemplo: o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cuja função presume-se ser a condução de pesquisas sobre meios de aumentar a produção por acre, na verdade paga aos fazendeiros para que não produzam na capacidade máxima. O sistema monetário tende a conter a aplicação desses métodos que sabemos que serviriam melhor aos interesses das pessoas e do meio ambiente.

Num sistema monetário, o poder de compra não está ligado a nossa capacidade de produzir bens e serviços. Por exempo: durante uma depressão, ainda há computadores e DVDs nas prateleiras das lojas e automóveis nas lojas de carros, mas a maioria das pessoas não tem o poder aquisitivo para comprá-los. A Terra continua sendo o mesmo lugar; são as regras do jogo que ficaram obsoletas e criam conflito, privação e sofrimento humano desnecessário.

Um sistema monetário desenvolvido há anos como um dispositivo para controlar o comportamento humano num ambiente com recursos limitados. Hoje o dinheiro é usado para regular a economia não em benefício da população em geral, mas daqueles que controlam a saúde financeira das nações.

Para ler mais sobre o movimento Zeitgeist e o Projeto Vênus clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página