Páginas

Pesquisar no Blog

sábado, 28 de maio de 2011

Para Onde Vamos? - Apresentação do Movimento Zeitgeist


Sinópse:

Apresentação do Movimento Zeitgeist por Peter Joseph a 15 de Novembro de 2009: Londres, Reino Unido Intitulada "Where Are We Going?" ou "Para Onde Vamos?".


Sobre o Projeto Vênus

O Projeto Venus é uma organização que propõe um plano factível de ação para a mudança social, um que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Ele delineia uma alternativa para lutar por uma situação na qual os direitos humanos não sejam mais proclamações no papel, mas um modo de vida.

Nós operamos de um centro de pesquisas de 21,5 acres [87.007,769 m²] localizado em Venus, Flórida.

Ao se considerar a enormidade de desafios que hoje confrontam a sociedade, pode-se seguramente concluir que há muito passou da hora de re-examinar os nossos valores, de avaliar e refletir sobre algumas das questões fundamentais e suposições que temos enquanto sociedade. Essa auto-análise questiona a própria natureza do que significa ser humano, o que significa ser membro de uma "civilização", e que escolhas podemos fazer hoje para assegurar um futuro próspero para todas as pessoas do planeta.

No presente momento, restou-nos pouquíssimas alternativas. As respostas de ontem já não são mais relevantes. Ou continuamos com nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antiquados, sendo que nesse caso nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.

A experiência nos diz que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Venus se trata -- direcionar nossa tecnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, e buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Nós temos à mão as ferramentas para projetar -- e construir -- um futuro digno do potencial humano. O Projeto Venus apresenta uma direção nova e arrojada para a humanidade, que requer nada menos que o reprojetamento de nossa cultura. O que se segue não é uma tentativa de predizer o que será feito -- apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade por nosso futuro está em nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje. O maior dos recursos disponíveis hoje é a nossa própria engenhosidade.

Embora reformistas sociais e especialistas formulem estratégias que tratam somente os sintomas superficiais, sem tocar a operação social básica, o Projeto Venus aborda esses problemas de forma um tanto diferente. Sentimos que não podemos eliminar esses problemas dentro da estrutura da atual instituição política e monetária. Levaria muitos anos para atingir qualquer mudança significativa. E ela muito provavelmente seria diluída e dizimada até tal ponto que se tornaria indistinguível.

O Projeto Venus advoga uma visão alternativa para uma nova civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar dessa descrição estar bastante condensada, ele é baseado em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por várias e várias pessoas de várias disciplinas científicas.

O Projeto Venus propõe uma abordagem novinha em folha -- uma que é dedicada à preocupação humana e ambiental. É uma visão atingível de um futuro radiante e melhor, um apropriado para a época em que vivemos, e tanto prático como factível para um futuro positivo para as pessoas de todo o mundo.

O Projeto Venus clama por uma abordagem direta para o reprojetamento de uma cultura, na qual as velhas imperfeições da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistas não só como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis.
Uma das premissas básicas do Projeto Venus é a de que nós trabalhamos para que todos os recursos da Terra sejam patrimônio comum de todas as pessoas do planeta. Qualquer coisa menos que isso irá simplesmente resultar numa continuação do mesmo catálogo de problemas inerente ao sistema vigente.

Ao longo da história, a mudança tem sido lenta. Grupos sucessivo de líderes incompetentes substituíram aqueles que os precederam, mas os problemas sociais e econômicos fundamentais permanecem, porque os sistemas de valores básicos continuam inalterados. Os problemas com os quais estamos defrontados hoje não podem ser resolvidos politica ou financeiramente, pois são altamente técnicos por natureza. Talvez não haja nem sequer dinheiro disponível o suficiente para pagar pelas mudanças necessárias, mas há recursos de sobra. É por isso que o Projeto Venus advoga a transição de uma sociedade com base monetária à eventual realização de uma economia global baseada em recursos.

Nós entendemos que para fazer a transição de nossa atual cultura, a qual é politicamente incompetente, voltada à escassez e obsoleta, para essa sociedade nova e mais humana será necessário um salto quântico tanto de mentalidade como de conduta.

Para ler mais sobre o Projeto Vênus clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página