Páginas

Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mundos Invisíveis - Marcelo Gleiser


Sinópse:

Mundos Invisíveis foi um quadro do programa Fantástico exibido pela Rede Globo de Televisão no ano de 2008.

Apresentado pelo físico brasileiro Marcelo Gleiser, Mundos Invisíveis mostrava como cientistas e pensadores chegaram às conquistas do mundo moderno. A série tentava responder uma pergunta em questão, que era: "Do que o mundo é feito?", mostrando como o conhecimento sobre a matéria possibilitou o avanço tecnológico dos dias de hoje.

O programa teve gravações no Brasil e na Europa. Em Paris por exemplo, o físico Marcelo Gleiser entrevistou o escritor Paulo Coelho a respeito de um de seus livros sobre alquimia, que era o assunto principal do segundo episódio da série. Marcelo Gleiser também visitou lugares como a casa onde Albert Einstein morou na Suíça; a biblioteca que contém os escritos originais do filósofo Robert Boyle, em Oxford, Inglaterra; a casa de Dmitri Mendeleiev, o criador da tabela periódica, em São Petesburgo na Rússia; o laboratório de Marie Curie, a maior cientista mulher da história da ciência, ganhadora do Prêmio Nobel em física e em Química em 1903 e 1911.

Série de 9 episódios, Mundos Invisíveis é constituída pelos seguintes títulos (pequena descrição dos assuntos tratados):

Episódio 1 - "Tudo é matéria" - Pense no mundo maravilhoso da tecnologia e da eletrônica. Conquistas como a internet, a música digital e a TV de alta definição, que está estreando hoje. Você já parou para se perguntar como tudo isso foi possível?

Episódio 2 - "Os alquimistas que sonhavam com a vida eterna" - Muitos séculos atrás, na Europa e no Oriente, havia homens que dedicavam suas vidas a um sonho: transformar chumbo em ouro. Esses homens, os alquimistas, são os personagens de hoje da série Mundos Invisíveis.

Episódio 3 - "O surgimento dos remédios" - Você consegue imaginar um mundo sem remédios? O que seria da humanidade sem os antibióticos, por exemplo? Você vai conhecer a história do alquimista que descobriu que a diferença entre veneno e remédio é apenas a dose.

Episódio 4 - "Tudo se transforma" - Do que é feito o fogo e por que as coisas se queimam? É a típica pergunta que as crianças fazem e os adultos se enrolam para responder. Hoje, o físico Marcelo Gleiser vai contar a história do cientista que encontrou a resposta para esta pergunta.

Episódio 5 - "O alfabeto da matéria" - O físico Marcelo Gleiser vai contar a incrível história do cientista que organizou o alfabeto da matéria. E ainda descobriu a fórmula da vodca perfeita.

Episódio 6 - "A mulher genial que perdeu a vida em nome da ciência" - Na tentativa de entender do que são feitas as coisas do mundo, um dia, um cientista fez uma descoberta incrível. Dessa descoberta nasceu simplesmente. A televisão. Quem conta essa história é o físico Marcelo Gleiser.

Episódio 7 - "O porquê da radioatividade" - Cientistas haviam notado que alguns minerais pareciam ter uma fonte de energia invisível e inesgotável, emitindo luz e calor. Anos mais tarde, essa descoberta abriria caminho para tecnologia nuclear.

Episódio 8 - "Do que é feita a luz?" - No começo do século 20, surgiu um homem que encontrou essa e muitas outras respostas para os mistérios da física e do universo. Ele se chamava Albert Einstein.

Episódio 9 - "A energia dentro da matéria" - Foi na explosão atômica sobre Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, que a humanidade descobriu quanta energia pode se concentrar dentro da matéria.

Pouco tempo depois do encerramento da exibição de Mundos Invisíveis na televisão, Marcelo Gleiser lançou seu livro intitulado: Mundos Invisíveis - Da alquimia à física de partículas, baseado nas mesmas informações da série exibida no Fantástico, o livro conta com a ajuda de textos de apoio do jornalista Frederico Neves, mostrando as teorias de grandes pensadores e cientistas - de Aristóteles a Einstein, de Paracelso a Marie Curie, em uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página