Páginas

Pesquisar no Blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gênios da Ciência - Galileu Galilei


Sinópse:

Era um período de discórdia no mundo cristão: ameaçada pela reforma protestante, a Igreja Católica exigia adesão total a seus dogmas e tinha o reforço da violenta ameaça da Inquisição. O Medo da heresia estava no ar.

Nessa era conturbada, Galileu Galilei se tornaria o cientista mais renomado da Europa. Ele era muito confiante, era um escritor brilhante, tinha uma inteligência tremenda. Se existe alguém a quem se possa atribuir a criação da ciência moderna, esse alguém é Galileu. 

Suas primeiras experiências estabeleceram as bases da física moderna e suas observações revelaram novas verdades sobre o Universo.

O que temos em Galileu é um conjunto de coisas. Um homem que foi teórico e prático muito bom. Um homem que foi ótimo filósofo sobre a natureza; e, sobretudo ambicioso. Tal ambição levou Galileu a questionar a visão da Igreja sobre o mundo e a revolucionar nossa compreensão de astronomia.

Galileu Galilei:

Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei) (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Galileu era o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrantes do Grão-Ducado da Toscana.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Para ler mais sobre a vida de Galileu clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página