Páginas

Pesquisar no Blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Xadrez - O Jogo da Vida

"O xadrez é um mestre que fortalece o espírito e liberta do sofrimento." (Albert Einstein)


"O xadrez é um jogo honrado." (William Shakespeare)

Sinópse:

Um dos jogos mais antigos da humanidade é protagonista de uma verdadeira revolução no Brasil. O Sportv Repórter vai mostrar como o xadrez está sendo usado como importante ferramenta educacional, mudando a vida de estudantes, menores infratores, deficientes visuais, crianças com câncer e até atletas que buscam apurar sua técnica nos esportes. A projeção do xadrez é tão supreendente que ele alcançou um canto muito curioso do país: a aldeia indígena dos Tembé, uma tribo do interior do Pará, que encontrou no xadrez um forte aliado na transformação do pensamento e do raciocínio de crianças e jovens. O programa mostra que quem joga exercita diversas áreas do cérebro, trabalhando com cálculos, associações, abstrações e memória. Mostra que menores infratores estão se regenerando por meio do jogo, que crianças com câncer estão tolerando mais o tratamento após aprenderem a jogar, que cegos conseguem melhorar a memória. E, por fim, revela que atletas de futebol, tentando aprender a tomar decisões rápidas e a escolher a estratégia mais eficiente, também estão desvendando os segredos dos tabuleiros de xadrez.

"Das qualidades necessárias ao jogo de xadrez, duas essenciais: vista pronta e paciência beneditina, qualidades preciosas na vida que também é um xadrez, com seus problemas e partidas, umas ganhas, outras perdidas, outras nulas." (Machado de Assis, em Iaiá Garcia, capítulo XI)

O Xadrez pode ser uma das pedras angulares da revolução do ensino no Brasil, tornando o xadrez uma matéria didática obrigatória nos colégios (obrigatório no sentido de ter no colégio, não tornar uma obrigação que pode ter um efeito repulsivo com relação ao xadrez) poderia reverter quadros alarmantes que temos hoje em dia, tomemos a Rússia como exemplo, que tem uma tradição em excelência no xadrez, formando grandes mestres e campeões mundiais e que usam a arte do xadrez como matéria didática no ensino.

"O xadrez é uma ginástica da inteligência." (Goethe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página